segunda-feira, 22 de julho de 2013

Se tá frio aqui, imagina na Noruega?


Blumenau, SC. A temperatura acaba de atingir sua máxima de hoje: 12ºC.  A mínima chegou a 6ºC e alguns especulam que a sensação térmica tenha ficado abaixo de 0ºC. Nevou em 10 cidades aqui do estado. Uma friaca descomunal se alastra pelo país e a única coisa que eu consigo pensar é: "Imagina na Noruega, gente!?!?".

Tá, ok. Eu não penso isso. Na verdade nem penso na Noruega. Mas vai dizer, serviu como um bom gancho pra eu falar da cidade que fica 6 (SEIS!) meses sem ver a luz do sol?

Rjukan, Noruega. A cidade fica em um vale próximo às Montanhas Gaustatoppen. A temperatura média anual gira em torno de agradáveis 10ºC. No inverno as mínimas chegam a -12ºC. Mas isso vai mudar!

Um projeto desenvolvido a muitos e muitos anos prevê a instalação de super-espelhos no alto das montanhas para refletir a luz solar na praça central da cidade para que os moradores não precisem mais sair da cidade para tomar seu banho de sol. A instalação dos super-espelhos está na fase final.

A ideia surgiu a mais de 100 anos. Porém, até então, não existia tecnologia suficiente para realizá-la. Até hoje, a única forma de os habitantes de Rjukan verem a luz do sol durante o inverno era um carro teleférico capaz de carregar as pessoas até o topo das montanhas. 

A Noruega não é o primeiro lugar no mundo a usar essa técnica, ela já existe em Viganella, na Itália, próximo aos Alpes, e também em Rattenberg, na Áustria.

Então, amigos, se vocês acham que esses últimos dias estão insuportáveis, jamais viaje para a Noruega, Itália ou para a Áustria. A não ser que eles tenham super-espelhos nas montanhas.

Fonte
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Precisamos de um nome All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates